Um projeto para Petrópolis

Petrópolis em miniatura

Petrópolis em Miniatura

Este projeto caracteriza-se em reproduzir, em maquetes, casas históricas e tombadas pelo Patrimônio histórico, da cidade, de Petrópolis.

A idéia seria montar uma exposição permanente, com maquetes, mostrando as casas e contando um pouco da história de cada uma delas. Tendo assim, o turista que vem à cidade de Petrópolis e não tem tempo ou oportunidade de conhecer grande parte da história e da arquitetura da nossa cidade, de fazê-lo, tirando fotos e recebendo informações. Facilitando também o trabalho dos guias turísticos, que teriam mais uma opção, principalmente nos dias de chuva. O que na nossa cidade chega a ter certa constância.


Este é um projeto que estou tentando implementar na minha cidade, Petrópolis", conto com o apoio de todos que estão acessando meu blog e peço a vçs que votem de alguma forma, á favor desse projeto, postando comentários e-mails, o que for.

Agradeço desde já aqueles que acham essa uma boa idéia e me apóiam, obrigado,


Claudia.

terça-feira, 15 de março de 2011

Reportagem site tv Adonai



Exposição apresenta casas da cidade em miniaturas

    A primeira Exposição Petrópolis em Miniatura apresenta oito casas conhecidas na cidade, todas produzidas com material ecologicamente correto.

Cláudia Canellas, que é artista e idealizadora das mini costruções é vendedora, mas nas horas vagas, tem como hobby criar miniaturas. A curiosidade levou Cláudia, que tem 42 anos a promover a primeira exposição que apresenta réplicas de casas e pontos turísticos da cidade. A estrutura das primeiras casas foram feitas com uma madeira fina. Com a prática, ela trocou a base robusta por madeira da própria residência; o teste deixou a artista mais entusiasmada e desde fevereiro de 2010 ela vem fazendo as edificações.

Em meio a diversas residências de luxo no bairro Valparaíso, Cláudia se encantou por uma singela residência, localizada na Rua Gonçalves Dias, que teve uma atenção especial. Essa foi uma das primeiras obras da expositora. A moradia real foi construída com chapas de ferro e madeira, na miniatura, latas de alumínio se transformaram nas paredes, o papelão virou telhado, palitos de churrasco foram o suporte para as janelas e a imagem não foge à realidade. Esta não foi a única réplica que levou Cláudia a ter que desenvolver a sua criatividade e criar além de miniaturas, ferramentas para poder trabalhar. A Estação Nogueira possui vários tojolos na construção real, a pequena também.

Para Cláudia é muito prazeroso poder montar a sua primeira exposição; ela acredita que a reutilização do material é muito importante, pois impede que produtos como plásticos ou vidros acabem sendo despejados na natureza.

Petrópolis em Miniatura fica em exposição até o dia 27 de março, na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni, de terça a domingo de 1 às 17h. A mostra é livre para todas as idades e a entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade p/ comentar, sua opinião é muito ben-vinda.